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quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009


1940

ºNos anos 40 começa a 2ºguerra.Muitos estilistas se mudaram,
fecharam suas casas ou mesmo as levaram para outros países.
Durante a guerra, o chamado "ready-to-wear" (pronto para usar),
que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala,
realmente se desenvolveu.As peças eram vendidas via catálogo e
enviadas pelo correio em até 24hrs.

A partir daí, um grupo de mulheres lançou os fundamentos do "sportswear'
americano. Com isso, o "ready-to-wear", depois chamado de "prêt-à-porter"
pelos franceses, que até então havia sido uma espécie de estepe para tempos
difíceis, se transformou numa forma prática, moderna e elegante de se vestir.
Com a falta de materiais em quase todos os setores e em todos os países envolvidos
nos conflitos, novos materiais foram desenvolvidos e utilizados para a produção de
objetos e móveis, como os potes flexíveis e duráveis, de polietileno, que ficaram
conhecidos como Tupperware.

Com o fim da guerra a alegria invadiu as ruas, assim como os ritmos do jazz e as meias
de náilon americanas, trazidas pelos soldados, que levaram de volta para suas mulheres
o perfume Chanel nº 5.

Em 1945, foi criada uma exposição de moda, com a intenção de angariar fundos e confirmar
a força e o talento da costura parisiense. Como não havia material suficiente para a produção
de modelos luxuosos, a solução foi vestir pequenas bonecas, moldadas com fio de ferro e cabeças
de gesso, com trajes criados por todos os grandes nomes da alta-costura francesa.

Principal estilista da epoca Christian Dior fez uma coleção cheia de saias rodadas e compridas,
cintura fina, ombros e seios naturais, luvas e sapatos de saltos altos.
Coleção na qual levou o nome de ''New Look''Era a visão da mulher extremamente feminina, que iria
ser o padrão dos anos 50.

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